domingo, 22 de agosto de 2010

7Série 3 Bimestre Sol Terra e Lua

Sol, Terra e Lua

Lua

A Lua é um satélite natural da Terra
Situa-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta.
Visto da Terra, a Lua apresenta fases e exibe sempre a mesma face que fica iluminada. Seu período de rotação é igual ao período de translação.




A Lua não tem atmosfera e apresenta, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.
É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra
Em 20 de Julho de 1969 Neil Armstrong tornou-se o primeiro Homem a caminhar na Lua. O projeto Appollo criado nos Estados Unidos pelo presitente John F. Kennedy na década de 1960






















Fases da Lua

À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade.





O ASPECTO DA LUA SE MODIFICA DIARIAMENTE.

Mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e se chama mês lunar.
Porém, na prática, geralmente apenas quatro fases lunares recebem denominações especiais: são as luas crescente, cheia, minguante e nova.

Entre duas fases iguais (duas luas novas, por exemplo) passam-se 29,5 dias. Portanto, em 1 ano temos 12,4 ciclos lunares completos. Isto significa que uma mesma fase pode acontecer no mínimo 12 e no máximo 13 vezes num único ano.


A Lua, único satélite natural da Terra. Possui 38 milhões de quilômetros quadrados de área de superfície. Em função dos movimentos de rotação e translação da Lua, avistamos, de nosso planeta, sempre a mesma face (lado) deste satélite natural.

Fases da Lua






As fases ocorrem, de acordo com o ângulo que avistamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo, com todas, demora de 29 a 30 dias para ser completado.

Lua Nova - a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra. Por isso, visualizamos a Lua um pouco apagada.

Lua Crescente - observamos da Terra apenas uma parte da face iluminada.

Lua Cheia - o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra. Esta é a fase que ela está mais iluminada.

Lua Minguante - observamos da Terra somente uma face iluminada (o lado oposto da crescente).

Significado do Sol e Lua em diferentes culturas

Tupi-guarani


Para os tupis-guaranis o Sol é o principal regulador da vida na Terra e tem grande significado religioso. Todo o cotidiano deles está voltado para a busca da força espiritual do Sol. Os guaranis, por exemplo, nomeiam o Sol de Guaraci.
O calendário guarani está ligado à trajetória aparente anual do Sol e é dividido em tempo novo e tempo velho
Para os tupis-guaranis, a Lua chamada de Jaci, principal regente da vida marinha, é considerada do sexo masculino, o irmão mais novo do Sol.
O sol e a Lua teriam nascido do pai Mahyra que sai do pé de jatobá e teve relações sexuais com uma fruta que lembrava os orgãos sexuais femininos.
Mahyara seria um grande herói civilizador que ensinava plantar, caçar pescar, utilizar o fogo e normas de comportamento. Coube a Jaci e Guaraci (sol e lua) a terefa de continuar a obra dos pais.


















Cultura egípcia


Quanto a religiosidade, os egípcios eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, inclusive alguns animais, como o gato, o boi e o crocodilo, que eles consideravam sagrados. Além de ser politeísta, era também antropozoomórfica, pois os deuses eram representados geralmente pela figura humana e animal. A religião dos antigos egípcios passou por várias etapas: de um simples politeísmo para a mais recuada expressão conhecida de monoteísmo, retornando depois ao politeísmo. Durante o período do Antigo Reino, o culto do sol, corporificado na adoração de Rá foi o sistema dominante de crença. Servia como religião oficial cuja função principal era dar imortalidade ao Estado e ao povo, coletivamente.

As raízes da religião egípcia encontram-se nas aldeias neolíticas, anteriores à organização do Estado Faraónico. Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenómenos da natureza - o Sol, a Lua, o Rio Nilo - e às características marcantes dos animais - a ferocidade do leão, a força do crocodilo, etc. As primeiras divindades que surgiram eram quase sempre representadas sob a forma de um animal. Os egípcios veneravam especialmente o Sol: devem ter percebido que a vida depende dele e o adoravam sob vários nomes e diversos cultos.


















O sol





O sol é uma estrela











O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.

A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares
O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos.

Por Prof Ellen Marreiro

Um comentário: