sexta-feira, 20 de agosto de 2010

7Série 3 Bimestre Universo e teorias da criação

Universo, Sistema solar, Galaxias,criação do universo e da terra,Teorias da criação










Imagem 1- Big Bang
Imagem 2- Big Bang
Imagem 3- O astrônomo Edwin Powell Hubble
Imagem 4- Físico e Matemático Albert Aistein


O que é o universo?
O que é o sistema solar?
O que são as galáxias?
O que é mundo?
Como surgiu o nosso mundo?
Nosso mundo é o planeta terra?


Universo

O Universo conhecido é formado por galáxias, estrelas, nebulosas, planetas, satélites, cometas, asteróides e radiações. É possível que haja, também, matéria numa forma ainda não detectada. O Universo atualmente conhecido tem um raio de cerca de 20 bilhões de anos-luz, contendo cerca de 100 bilhões de galáxias, incluindo a Nossa Galáxia, também chamada de Via-Láctea. Admite-se uma idade de cerca de 20 bilhões de anos para o Universo. O estudo da origem e da evolução do Universo recebe o nome de Cosmologia.
Existem diversas teorias sobre a origem e evolução do Universo.





Galaxias


Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

Via Lactea

A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar. É uma estrutura constituída por cerca de duzentos bilhões de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de quatrocentos bilhões) e tem uma massa de cerca de um trilhão e 750 bilhões de massas solares. Sua idade está calculada entre 13 e 13,8 bilhões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze bilhões de anos.

Como surgiu o universo?

-Teoria do Big Bang?
-Teorias religiosas?
-Mitologia?

Teoria judaica e cristã

A Torá e a Bíblia apresentam, nos versículos 1 a 19 do primeiro capítulo do livro de Gênesis, o relato da criação dos céus e da Terra atribuído a Javé (outro nome de Deus), o Deus único e onipotente, que teria executado a obra em seis dias e descansado no sétimo, tornando-o sagrado.

Teoria islâmica

Os Islâmicos acreditam na origem do Universo segundo o que descreveu o profeta Moisés na Torá. Outros Livros passíveis de crédito islâmico são: os Salmos, o Evangelho, e O Corão que é o derradeiro e completo livro sagrado, constituindo a coletânea dos ensinamentos revelados por Deus ao profeta Maomé.

Outras Teorias: Mitológicas Indígenas

LENDA Indígena A Criação do Mundo

Dentre as lendas carajá está a da criação do mundo. São unânimes em afirmar que originaram do Furo das Pedras. Um local debaixo d’água, perto do rio Macaúba. Seus parentes, os javaé e os xambivá, teriam a mesma origem. Afirmam que os animais se transformam em homens e vice-versa. Acreditam que os astros são povoados por seres humanos, que descem à terra.
Os índios carajás são originários de um mundo subterrâneo, onde a luz do sol penetra enquanto aqui é noite. Aí nesse furo viviam os antepassados dos carajás, dos javaés, dos xambivás.
Eram muito felizes e morriam de velhice só mesmo depois de terem cansado de viver. Um dia saíram de lá e passaram a percorrer a terra. Entretanto, um deles, por ser muito robusto, não conseguiu passar seu corpo pelo furo da pedra. Lá ficou entalado. Os que estavam na terra, ao regressar, trouxeram-lhe frutos, comidas e galhos secos de árvore. Ele observou e disse: “Não quero ir para este lugar, lá as coisas morrem cedo. Vejam os galhos secos das árvores. Voltem para nosso lugar onde viveremos para sempre.” Mas ele voltou sozinho para o fundo do buraco e os carajás ficaram na terra. E tudo aqui era escuro... Alimentavam-se com raízes e frutos do mato que precisavam ir catar
Aí um menino chegou, viu uma menina, achou-a bonita e com ela se casou... Depois, mandou que ela fosse ao mato buscar frutos. E estava tudo escuro.  Aproximou-se a mãe, que desejou ajudar, mas como estava escuro para colher frutos, machucou a mão nos espinhos. Nada podiam fazer porque estava escuro, somente quando aparecesse um raio de sol para clarear. Então, a mãe mandou o menino buscar raízes. No escuro, o menino pegou mandioca brava e comeu. E começou a passar mal, deitado de costas. Um urubu, vindo com o seu passo desengonçado, disse para os outros: “Ele não está morto, ainda se move.
Chegaram mais urubus, o menino continuava de costas, com os olhos piscando... Os urubus foram se aproximando para beliscar o menino. Mas o caracará, mais cuidadoso, ficou voando em redor, observando. Chegou mais perto do menino e gritou para os urubus: “Cuidado, ele está vivo!” Os urubus em coro responderam: “Ele está morto!” E a discussão começou: “Ele está morto! Ele está vivo!” Então o caracará foi buscar o urubu-rei, que confirmou que o menino estava vivo. Então o caracará foi buscar o avô do urubu-rei, de bico vermelho e o cabelo ralo, que chegou e disse: “Ele está morto!”
E pousou sobre a barriga do menino. Então ouviu-se um estalo... O menino pegou o urubu-rei com as mãos. Ele se debateu, esperneou, quis fugir, mas estava seguro. Então o menino disse ao urubu-rei: “Quero enfeites!” E o urubu-rei respondeu: “Vou trazer!” Trouxe as estrelas do céu. O menino não gostou porque continuava escuro: “Quero outro enfeite!” O urubu trouxe a lua. E o menino respondeu: “Também não serve, ainda está escuro!” Então o urubu-rei trouxe o sol. E o menino ficou contente porque tudo ficou claro. Era o dia. A mãe se aproximou do urubu-rei, que passou a ensinar-lhe a utilidade de todas as coisas. Então o menino soltou o urubu-rei. Nisso a mãe lembrou-se de perguntar qual era o segredo da eterna juventude. O urubu respondeu, mas infelizmente ele estava tão alto que todos ouviram a resposta, as árvores, os peixes, os animais, menos a mãe e o menino. É por isso que envelhecemos e morremos.
fim

LENDA - Como Nasceram as Estrelas

No planalto oriental do Estado do Mato Grosso vive uma tribo de índios. Os orarimogodogue, mais conhecidos por bororo. Têm o hábito de se reunir todas as noites. Em voz alta, contam os fatos do dia, as aventuras e as lendas. É uma das mais vivas maneiras de perpetuarem a tradição oral da tribo. As estórias não começam com o “era uma vez”. O narrador inicia a lenda dizendo “eu digo a vós, meus filhos, a vós, meus netos, e vós escutais a minha palavra...”
O milho é um dos principais alimentos dos bororo. Um dia as mulheres foram à roça colher milho, mas encontraram umas poucas espigas. Ficaram muito tristes, pois não podiam alegrar os maridos que saíram para caçar. Lembraram então de levar uns meninos que estavam brincando para ajudá-las. Colheram muito milho e, lá mesmo na roça, socaram e fizeram bolos para os homens caçadores. Enquanto pilavam o milho, um menino saiu com uma taquara cheia de grãos de milho e os deu para sua avó que estava na maloca. - Prepare bolo para eu comer com meus amigos. A velhinha não sabia que eles tinham pegado aquele milho sem ordem das suas mães. Fez o bolo e eles comeram. Mas foi um trabalhão para a velhinha. Um papagaio estava olhando tudo e sabia da tramóia dos meninos. Cortaram-lhe a língua.
Os meninos, bem alimentados pelo bolo de milho, pensaram em subir para o céu. Foram à mata, pegaram um beija-flor, amarraram em seu bico um cipó e ordenaram-lhe que voasse o mais alto possível e prendesse a ponta no céu. O Beija-flor fez como lhe haviam pedido. Enquanto ele voava, emendaram várias cordas de cipó até perder de vista. Os meninos foram subindo, subindo, um a um, pelo cipó céu acima...
Quando as mulheres voltaram da roça perguntaram pelos meninos. A velhinha, de tão cansada, dormia pesadamente. Perguntaram para o papagaio e ele nada respondeu porque tinham lhe cortado a língua. As mulheres começaram a procurar os meninos e nada. Uma viu um cipó, olhou melhor e concluiu - eles subiram ao céu por aqui. Começaram a gritar para que os meninos voltassem. Mas o beija-flor cada vez levava mais alto a ponta do cipó. Eles não quiseram voltar, mesmo suas mães implorando, chorando. Desobedeceram. Como castigo de sua desobediência e ingratidão, foram obrigados, todas as noites, a olhar para a terra para ver se suas mães ainda estão chorando. E os olhos dos meninos se tornaram as estrelas...

Fim





O Surgimento do Universo

Cosmologia

Em Astronomia chamamos de Universo o espaço com a matéria e energia que o formam. A Cosmologia estuda a origem, a estrutura e a evolução do Universo ou de partes componentes deste, tal como um sistema planetário.

História

Muitos foram os seres humanos que dedicaram as suas vidas ao estudo das ciências e da descoberta da origem do Universo. Dentre as principais descobertas e teorias desenvolvidas para elucidar a origem do Universo, podemos citar : 1914 – Albert Einstein enuncia a Teoria da Relatividade, mostrando a equivalência entre matéria e energia.

O astrônomo Edwin Powell Hubble (1889-1953), em 1929, reuniu elementos suficientes para concluir que: “A velocidade com que uma galáxia se afasta de nossa galáxia é diretamente proporcional à sua distância de nossa galáxia”. O astrônomo Edwin Powell Hubble (1889-1953), em 1929, reuniu elementos suficientes para concluir que: “A velocidade com que uma galáxia se afasta de nossa galáxia é diretamente proporcional à sua distância de nossa galáxia”.


Teoria do Big-Bang

A Teoria do Big-Bang admite que o Universo tem uma idade limite, da ordem de 15 ou 20 bilhões de anos e, portanto, existe um instante inicial em que o Universo foi criado. Segundo essa teoria, há 15 ou 20 bilhões de anos uma fabulosa quantidade de energia estava localizada em uma esfera de diâmetro inferior a 1cm, denominada ovo cósmico . Num dado instante (t = 0), toda essa energia, em rápida expansão, criou o Universo que se dilatou e se resfriou uniformemente.


Por Prof Ellen Marreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário